A História do Rotary

Conheça a História do Rotary

Em 23 de fevereiro de 1905 o jovem advogado Paul Harris dava início ao Rotary, em Chicago, para congregar profissionais de diversos ramos na formação de contatos e troca de ideias construtivas.

Um pouco sobre Paul Harris e a História do Rotary

A História do Rotary

Depois de abrir seu escritório de advocacia em Chicago, Paul Harris reuniu diversos contatos de negócios para discutir a ideia de formar uma organização para profissionais locais.

Em 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram Shorey se encontraram no escritório de Gustavus, na sala 711 do Unity Buiding, no centro da cidade, para o que ficaria conhecido como a primeira reunião de Rotary Club.

“Eu tinha certeza de que havia muitos outros jovens vindos de fazendas e cidades pequenas que estavam procurando se estabelecer em Chicago, então, por que não unir todos eles? Se outras pessoas, como eu, estavam querendo fazer amizades, essa ideia daria resultado.”

Em fevereiro de 1907, Paul Harris foi eleito o terceiro presidente do Rotary Club de Chicago – posição que ocupou até 1908. No final de sua presidência, ele trabalhou com o objetivo de expandir o Rotary para fora de Chicago. Alguns associados resistiram, já que não queriam ter mais obrigações financeiras. Mas Paul persistiu e, em 1910, o Rotary já estava presente em diversas cidades americanas.

Paul Harris faleceu em 27 de janeiro de 1947, em Chicago, aos 78 anos, motivando pessoas do mundo inteiro a honrar sua memória enviando doações à Fundação Rotária.

 

Ajudar a humanidade

Nossa organização, composta por 1.200.000 associados, começou com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades.

O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.

A História do Rotary“Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar.”
Paul Harris
Fundador do Rotary

 

Nosso compromisso

Os rotarianos não só presenciaram grandes eventos históricos, como também fizeram parte deles. Durante toda a jornada da nossa organização, três características se destacaram:

Somos realmente internacionais. Depois de apenas 16 anos da sua fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes. Hoje, trabalhamos em diversas partes do globo a fim de superar grandes desafios do mundo.

Perseveramos em épocas difíceis. Durante a Segunda Guerra Mundial, Rotary Clubs da Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e Japão foram forçados a fechar. Apesar dos riscos, vários continuaram se encontrando informalmente e, após a guerra, juntaram-se para reconstruir seus clubes e países.

Somos comprometidos com o trabalho humanitário e não temos medo de sonhar alto e definir metas ambiciosas. Começamos nossa luta contra a pólio em 1979, com um projeto para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas. Fizemos um progresso incrível: em 1988, a doença assolava 125 nações; hoje, apenas três países continuam endêmicos.

A História do Rotary

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.